Estilo de vida

Chia e Perda de Peso

Muito se tem falado na chia para emagrecer, mas ainda restam dúvidas sobre o assunto! 

Popularmente conhecida como chia, a Salvia hispânica é uma planta herbácea nativa da Guatemala e do México. Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, as folhas da chia também podem ser utilizadas em infusões.

As sementes são compostas por gorduras. Sendo ômega 3 e por ômega 6, proteína, carboidratos, elevado teor de fibra dietética, minerais e vitaminas. Também apresentam uma quantidade elevada de componentes antioxidantes como beta-caroteno, tocoferol, ácido clorogênico, ácido cafeico e flavonoides (quercetina, miricetina e kaempferol).

O benefício da chia para o controle de peso provém do seu teor de fibras, que retarda o esvaziamento gástrico e promove a saciedade. Além de auxiliar no controle dos níveis de glicemia, triglicerídeos, colesterol total e frações. No entanto, ressalta-se que assim como a chia, as frutas, hortaliças e cereais integrais são importantes fontes de fibras alimentares.

Estudo realizado com indivíduos com sobrepeso e obesidade investigou a relação entre a ingestão diária de 50 g de sementes de chia e a redução do peso e melhora de outros fatores de risco para a saúde durante 12 semanas. O estudo concluiu que esse consumo não se associou à redução de peso, tampouco à diminuição da ocorrência dos outros fatores de risco.  Mas estudos são necessários para verificar os efeitos em longo prazo.

O seu consumo deve ser moderado, pois é um alimento com grande densidade calórica, ofertando cerca de 380 calorias por 100 gramas do alimento. Sendo que alimentação adequada e saudável, que inclua outros alimentos In natura e minimamente processados, fornecerá os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, respeitando os hábitos alimentares.

Refências:

ALI, N. M. et al. The promising future of chia, Salvia hispanica L. Journal of Biomedicine and Biotechnology, volume, número, p. 1-9, 2012.

MIGLIAVACCA, R. A. et al. O cultivo da chia no Brasil: futuro e perspectivas. Journal of Agronomic Sciences, v. 3, p.161-179, 2014. Nº especial.

NIEMAN, D. C. et al. Chia seed does not promote weight loss or alter disease risk factors in overweight adults. Nutrition Research, v. 29, n. 6, p.414-408, 2009.

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