Alimentação

Colágeno e Suas Funções

Vários produtos naturais estão em alta para auxiliar na melhor saúde do corpo e um deles é o Colágeno!

O termo “colágeno” é utilizado para denominar uma família de 27 proteínas isoformas encontradas nos tecidos conjuntivos do corpo. Em termos de quantidade, é o composto mais importante do tecido conjuntivo e é um elemento estrutural importante em organismos multicelulares.

É considerado uma proteína chave, responsável pela integridade dos ossos, cartilagens, elasticidade e regeneração da pele, estruturas dos vasos sanguíneos e outros órgãos.

Existem diferentes tipos de colágeno, dependendo dos tecidos dos quais se origina, são eles:

  • o tipo I é o tipo mais comum, geralmente são encontrados em locais que resistem a grandes tensões como, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea;
  • o tipo II é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos;
  • o tipo III é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero.

O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, porém, com o início da fase adulta, a deficiência de colágeno começa a ser notada, pois o organismo diminui sua produção, sendo necessária a suplementação a base de colágeno hidrolisado.

Essa forma do suplemento é feita por meio da extração do colágeno do osso e da cartilagem do boi, passando então pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido mais facilmente pelo organismo. Essa é considerada a melhor forma de consumo porque torna o colágeno puro, concentrado e livre de gordura, são apresentados em forma de cápsulas, as quais têm um aspecto gelatinoso e em pó, que pode ser diluído em água ou outros líquidos e ingerido por via oral.

Há um crescente interesse pelo processo de extração do colágeno e seus derivados industriais. A partir do colágeno nativo podem ser obtidos a fibra de colágeno, o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) e o colágeno hidrolisado. Cada um destes derivados apresentam características próprias que são dependentes da matéria-prima, processo de extração (químico ou enzimático) e do tempo e temperatura de obtenção.

O colágeno tem desempenho em diversas funções no corpo humano, como:

  • manter as células dos tecidos unidas e fortalecê-las
  • responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia
  • auxilia na hidratação do corpo
  • e parece está ligada ao processo do envelhecimento humano.

Possui uma alta elasticidade e é considerada a proteína funcional mais importante. Além disso, algumas doenças estão relacionadas a essa proteína. Tais enfermidades são denominadas coletivamente de colagenoses e correspondem a doenças com características  auto-imunes que acometem vários órgãos, incluindo o pulmão. Podem incluir artrite reumatoide, esclerose sistêmica progressiva, hérnia inguinal direta e indireta e algumas formas raras de distrofia muscular.

As pesquisas mostraram que a suplementação de colágeno em alimentos tem demonstrado resultados promissores. Ingerir o colágeno é uma alternativa prática para retardar o aparecimento de sinais da maturidade e para amenizar esse fato é necessário a à ingestão diária de 10g de colágeno por dia, sendo ele o hidrolisado ou o parcialmente hidrolisado (gelatina), especialmente após os 30 anos, para satisfazer os requisitos para que um adulto possa desfrutar dos efeitos benéficos na saúde das articulações, ossos e pele.

Outro ponto importante é que o colágeno é produzido pelos fibroblastos que com o tempo vão perdendo sua capacidade de síntese, então para um resultado mais eficaz não basta apenas ingerir colágeno é necessário estimular a capacidade de síntese dos fibroblastos, a pesquisa revelou que a vitamina C desempenha um papel importantíssimo nesse processo.

REFERÊNCIAS

VARGAS, A.P.C., et al. BENEFÍCIOS DA RADIOFREQUÊNCIA NO ENVELHECIMENTO E FLACIDEZ DA PELE.

FERREIRA DA SILVA, Tatiane; BARRETTO PENNA, Ana Lúcia. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz, v.71, n.3, 2012.

GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. COLÁGENO E OS BENEFÍCIOS PARA PELE. Mostra Científica da Farmácia, [S.l.], v.3, n.1, 2017.

GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 190-206, ago. 2015.

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