Alimentação

Comidinhas Para Festa Junina!

Chegou a época de muitas festa e comida! Junho é um mês muito popular no Brasil devido sua festividade!

Marcada por doces, salgados, bebidas e muitas comidas típicas que fazem o sucesso. Confira os principais alimentos mais populares nessa época:

Gengibre:

O gengibre (Zingiber officinalis Roscoe) é usado mundialmente como condimento e também na medicina popular. Tem sido utilizado no oriente há mais de 2.000 anos, havendo referências de que nos séculos XII a XIV era tão popular na Europa quanto à pimenta do reino. Suas ações já foram comprovadas através de estudos científicos, citando-se as atividades: antiinflamatória, antiemética, antináusea, antimutagênica, antiúlcera, hipoglicêmica, antibacteriana, entre outras.

Pipoca:

O milho de pipoca pertence à espécie botânica Zea mays L. e apresenta sementes duras e pequenas. Sua origem é incerta, mas estudos indicam que ele surgiu na América há mais de mil anos. Os grãos de milho usados para fazer pipoca foram encontrados por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos. A pipoca é basicamente o próprio milho, alimento rico em carboidratos e fibras. As fibras presentes no milho ajudam no bom funcionamento do intestino. Também induzem a secreção dos sucos digestivos. Rica em antioxidantes, substancias que auxiliam a eliminar os radicais livres causadores de envelhecimento precoce e outros.

Canjica:

A canjica é extraída do milho branco proveniente da espécie (Zea Mays, L.). Ricas em carboidratos que fornecem energia para o dia a dia, ainda possuem fibras e minerais. A fibra que é encontrada no grão de canjica branca é benéfica para o organismo, e outra vantagem que o grão apresenta é seu tipo de gordura, a qual diminui o LDL (mau) colesterol e para doenças cardiovasculares.

Amendoim:

O amendoim (Arachis hypogaea) é uma leguminosa da família Fabaceae, natural da América do Sul. Rico em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos. É rico em proteínas, vitaminas A, E, folato; minerais como: cálcio magnésio, zinco, ferro e contêm boas quantidades de fibras. Contribui para redução do colesterol “ruim” (LDL). Reduz o risco de doenças cardiovasculares. Porções diárias equilibram os níveis da glicemia evitando diabete tipo 2. Fonte de antioxidantes como: beta-sitosterol (conhecido por ter propriedades anticancerígenas). A casca de coloração avermelhada nos traz quantidades significativas de resveratrol, outro potente antioxidante, que ajuda a combater doenças cardiovasculares.

Vinho:

É uma das bebidas mais antigas do mundo, estudos em cima dele são feitos até hoje. Estudos desenvolvidos, no mundo inteiro, comprovam que o vinho, tomado em quantidade moderada, contribui para a saúde do organismo humano, aumentando a qualidade e o tempo de vida. Seu consumo está relacionado às doenças cardiovasculares, à quimioprevenção de vários tipos de câncer, e mesmo a doenças hepáticas e senilidade. Os flavonoides presentes no vinho possuem ação anti-inflamatória, antialérgica e anticancerígena.

Suco de Uva Integral:

O suco de uva é 100% natural e integral, sem adição de conservantes ou aditivos. Feito a partir da uva bordô turci, pertence a espécie vitis labrusca, de origem americana, que se espalhou por todo o mundo. Rico em vitamina C, potássio e antioxidantes (proantocianidina) – que tem 20 vezes mais poder antioxidante do que a Vitamina E. É fonte de fibras, o que contribui para saciedade e equilíbrio da flora intestinal. O destaque é para o resveratrol e os flavonoides, que tem ação anti-inflamatória, evitando o acúmulo de gorduras nas artérias, diminuindo o colesterol (LDL e triglicerídeos), contribuindo para a prevenção do câncer, para melhora da função cognitiva (memória), coordenação, equilíbrio e força.

Canela:

A canela (Cinnamomum cassia), é uma especiaria obtida da parte interna da casca da árvore nativa da China. É Muito utilizada em preparações culinárias e possui propriedades benéficas ao organismo. Contêm minerais como: cálcio, ferro, magnésio e seu pó traz boas quantidades de fibras. Segundo o USDA (U.S. Department of Agriculture), o consumo da canela está associado a diminuição do açúcar no sangue e melhora na taxa de colesterol (HDL), tem ação carminativa (reduz gases e flatulências), e ação antimicrobiana – graças a substância chamada (cinamaldeído).

Referências:

Jasmine Alimentos

Vapza

http://revistageintec.net/index.php/revista/article/view/332/368

https://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/article/view/1159/pdf_255

Freitas, J. B & Naves, M. M. V. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, 23(2):269-279, mar./abr., 2010.

Sautter, C. et al., Determinação de Resveratrol em sucos de uva no Brasil.Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(3): 437-442, jul.-set. 2005.

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