Alimentação

Ervas e Especiarias: Como Usar?

Provavelmente você deve usar temperos em casa, mas você sabe para que tipo de prato cada um serve?

São infinitas as variedades de ervas e especiarias que dão sabor e cor a nossas preparações. Mas o que muitos não sabem é que cada uma tem sua função e claro combina com um determinado tipo de alimento. O tempero é o segredo da receita – é também o segredo de uma vida muito mais saudável.

QUAL A DIFERENÇA DE ERVA AROMÁTICA E ESPECIARIAS?

As ervas diferenciam-se das especiarias por serem consumidas frescas, embora algumas variedades também sejam usadas secas. Possuem duas denominações, a de uso medicinal e de uso culinário chamadas de ervas aromáticas. As ervas aromáticas são folhas de plantas, enquanto que as especiarias é basicamente tudo que não é folha (semente, bulbo, caule, flor, raiz).

CONHEÇA E SAIBA COMO USAR ALGUMAS DELAS

SALSA FRESCA OU SECA: É uma erva aromática muito utilizada na culinária. Suas folhas são bipartidas ou crespas e sempre muito aromáticas.

Ela é a mais versátil de todas, pode ser utilizada em recheios, molhos, carnes de boi, aves, peixe, no arroz, em massas e na farofa. Aonde usá-la ela deixa sabor.

CEBOLINHA: A cebolinha em flocos é um dos condimentos mais apreciados pela população. É um tempero utilizado sempre ao final das preparações para dar colorido e sabor.

A cebolinha possui sua versátilidade igual a salsa, vai bem com qualquer tipo de prato!

ALECRIM: É utilizado mundialmente como condimento de inúmeros alimentos. É muito aromático, quente e picante, com sabor que lembra a noz-moscada, a cânfora e o gengibre.

Vai bem com carnes assadas, peixes, aves, batatas, legumes (abobrinha, berinjela, tomate), pães, molhos e masssas.

COENTRO: De sabor cítrico, é um ingrediente importante na fabricação do curry.

Muito empregado na culinária brasileira e indiana, combina com peixes, moquecas, sopas, saladas, molhos, carnes de frango e boi, e até mesmo com doces.

MANJERICÃO: É considerado uma erva sagrada. Possui odor suave e penetrante. Seu emprego se dá tanto na culinária como tempero e também em infusões para fins terapêuticos.

Excelente condimento para sopas, carnes e aves grelhadas, molhos, ovos, recheios, pães, sanduíches, queijos vegetais, pratos gourmet e para certas saladas, como a de tomates.

MANJERONA: É uma planta aromática semelhante ao orégano, sendo bastante utilizada como tempero para alimentos.

É utilizada em carnes de boi, frango e porco, qulquer tipo de molho, em massas, pizzas e até em legumes.

ORÉGANO: É um condimento aromático muito utilizado nas preparações culinárias, deixando os pratos mais saborosos e temperados.

Ideal com pizzas, em torradas de queijo, em molhos de tomate ou outros, beliscar com pão, em carnes de boi, frango, peixes e de porco, e massas.

ERVAS FINAS: As ervas finas trazem um toque especial na hora de preparar uma refeição, pois o básico já não cabe mais.

Muito utilizada em carnes de boi, frango e peixe, e em molhos e massas.

COMINHO: Têm um gosto amargo e picante, sabor característico. Seu sabor forte e apimentado tornou o cominho uma especiaria perfeita nas cozinhas mexicanas, indianas e do Oriente Médio.

É um ótimo ingrediente para temperar carnes de aves e de boi, especialmente se forem preparadas ensopadas ou cozidas.

TOMILHO: Possui um cheiro muito agradável, suas folhas e flores secas ou moídas são muito utilizadas na cozinha em diversas preparações, levando uma mistura rica de sabores.

Seu sabor aromatiza carnes, tempera alimentos cozidos, molhos e pães. Também pode ser utilizado em preparações doces.

AÇAFRÃO: É uma especiaria muito conhecida, utilizada e cultivada desde a antiguidade no mundo todo, usado como corante e aromatizante.

Excelente para carnes de frango, ensopados, molhos e risotos.

PÁPRICA: É um condimento obtido do pimentão vermelho, que depois de seco é completamente moído. Possui um sabor único e transforma completamente o paladar de uma receita.

E cozidos, molhos, carnes de boi, frango, porco e peixes, no risoto, além de ovos, queijos e até em preparações doces (utilizando a páprica doce).

PIMENTA CALABRESA: Está muito presente nas receitas brasileiras. Possui aroma forte e sabor bastante picante, características que fazem qualquer receita se sobressair.

Pode ser usada em saladas, molhos, frangos, arroz, carnes e até nas receitas doces como mousses e outras variações light, ela cai bem em diferentes receitas.

Compartilhar é Cuidar!
Produtinhos
Alternativas de Leite
Dietas da Moda

BUSCAR

CADASTRE-SE!

Destaques

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! 😀

Preencha esse campo
Preencha esse campo
PRODUTO

Da Semana

COMER BEM,

Faz Bem!

Comer bem é uma das melhores coisas da vida e para todos os momentos, nós temos um sabor especial.

Menu