Alimentação

Farinhas Sem Glúten

A farinha de trigo, que contém glúten, possuí propriedade de constituir estrutura, elasticidade, maciez e maleabilidade para a preparação, mas como substituir ela nas suas receitas?

Para quem descobre a sensibilidade ao glúten ou possuí algum conhecido com doença celíaca possuí uma grande dificuldade de encontrar substitutos da farinha de trigo em preparações. Cada preparação exige uma propriedade da farinha para chegar ao objetivo desejado, por isso fizemos uma lista para você conferir como substituir o trigo e ainda conseguir o sabor desejado em suas comidas!

  • A farinha de grão de bico é rica em proteínas é indicado para a preparação de tortas, bolos e pães salgados porém as preparações devem possuir líquidos para cozinhar devidamente para anular o gosto residual cru dela.
  • A farinha de arroz integral traz maciez e estrutura, mas por ser menos refinada, possuirá menos gelatinização, assim, pode-se combinar com a farinha de arroz ou féculas e amidos.
  • A farinha de arroz traz maciez e estrutura e pode ser usada em pães e massas pela sua alta composição de amido.
  • A farinha de banana verde possui características de emulsão e gelatinização podendo ser ótima para a preparação de molhos e pudins assim como massas.
  • O fubá pode ser utilizado em bolos e mingaus pela propriedade de gelatinização.
  • A farinha de mandioca confere elasticidade, maciez e gelatinização, se tornando ótima para o preparo de pudins, molhos e receitas cremosas.
  • A farinha de amêndoas, sendo rica em gorduras saturadas, pode conferir estrutura, maciez e umidade em cookies, brownies e farofa. Para outras preparações deve ser combinado com farinhas que possuem estrutura.
  • A farinha de amaranto rica em fibras possuí baixo índice glicêmico e é ótimo para receitas de bolos, tortas e biscoitos, porem a quantidade de água deve ser aumentada por deixar a preparação com menos umidade.
  • A farinha de trigo sarraceno é rica em fibras, pode ser utilizada em panquecas e pães combinadas com outras farinhas que possuem propriedades de elasticidade e gelatinização.
  • O psyllium possui propriedades de emulsificação substituindo também o ovo em preparações.
  • A farinha de teff é um super grão rico em fibras, proteínas, polifenóis e minerais como ferro e pode ser usada em panquecas, pães, e massas recomendando usar 30% dela em combinação com outras farinhas.
  • A farinha de coco confere umidade se tornando ótima para se fazer panquecas. Pode se utilizar em bolos e tortas, mas com cuidado para não deixar a massa pesada.

Para algumas receitas, por exemplo o pão é ideal misturar farinhas com propriedades diferentes para se faça os diversos papéis do glúten.

Compartilhar é Cuidar!
Produtinhos

BUSCAR

CADASTRE-SE!

Destaques

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! 😀

Preencha esse campo
Preencha esse campo

COMER BEM,

Faz Bem!

Comer bem é uma das melhores coisas da vida e para todos os momentos, nós temos um sabor especial.