A gordura é vista como um grande vilão da saúde, mas também é preciso entender que é necessário para o bom funcionamento do corpo, do intestino, para funções cerebral e outras diversas consumir uma quantidade adequada de lipídeos. Para isso precisamos entender quais são as gorduras e seus tipo!
As gorduras insaturadas são consideradas as “gorduras boas”, presentes em peixes, oliva, nozes, frutas, grãos, verduras, etc… Elas são denominadas assim por sua ação de poder diminuir os triglicerídeos circulantes e o colesterol ruim, aumentando o colesterol bom (HDL). Ele também é presente nos óleos de consumo diário como o de girassol e o de soja.
As gorduras saturadas são as “gorduras ruins” demonizada por anos por muitos pois tendem a aumentar os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, o colesterol ruim (LDL). Ela está principalmente presente em produtos de origem animal e nozes.
Porém não precisa excluir completamente um tipo da alimentação e completar com o outro. É necessário equilibrar o consumo preferindo escolher produtos naturais como o consumo do peixe, castanhas, manteiga e carnes de boa procedência pois o excesso de óleo refinados e em preparações com excesso de açúcar também não trazem benefícios a saúde a longo prazo.
Uma boa dica incluir sementes como a chia e a linhaça na refeição por serem ricas em ácidos graxos como o ômega 3 e, também, em fibras formando uma ótima combinação para o corpo!