AlimentaçãoDestaques

Optar ou não pelo Sal Rosa?

O sal é considerado um dos ingredientes mais utilizados nas preparações culinárias. 

Na indústria alimentícia, o sal é empregado em uma grande variedade de funções. Novas alternativas de sais que afirmam possuir características atrativas, como menor teor de sódio e maior quantidade de minerais, vem ganhando destaque na substituição do sal de cozinha comum.

O sal de cozinha (refinado) passa por um processo de refinamento em que é retirada a maioria dos seus minerais, com a exceção de sódio e cloreto, e são acrescentados produtos químicos para sua “limpeza” e branqueamento.

O sal rosa do Himalaia não passa pelo processo de refinamento e apresenta minerais. O sal rosa, é originário do Himalaia e sua característica especial é de aumentar o sabor dos alimentos.

O sal rosa apresenta em sua composição elementos traços, como Fe, Ca e Mg, e possui colorações diversas, como transparente, branca, rosa e avermelhada, que variam de acordo com o local de extração e minerais nele contidos.

O maior estímulo ao consumo do sal do Himalaia justifica-se na afirmação de que o produto apresenta teor reduzido de sódio e aumentado de oligoelementos em comparação com o sal marinho. Porém segundo análises desenvolvidas por meio de parceria entre o Instituto VP de Pesquisa e Ortofarma Laboratório, nutricionalmente, o sal do Himalaia é um produto com teor de sódio similar ao do sal refinado comum, embora alguns minerais apresentam-se em quantidade um pouco maior.

Mas considerando essa preservação de minerais do sal do Hiamalaia, isso realmente é significante? As diferenças entre os teores de cálcio, magnésio, potássio e zinco entre os sais podem ser justificadas pela composição mineral dos locais de extração.

Optar pelo sal rosa com o pensamento de conseguir um grande aporte de nutrientes é totalmente equivocado, além que esse sal tem um custo bem mais elevado.

Você não está deixando de ser saudável por não consumir o sal rosa. Use o sal normal com MODERAÇÃO, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de no máximo 5g de sal por dia. Use e abuse de temperos naturais e fique atento também ao sódio escondido nos produtos industrializados.

Uma boa opção é o sal marinho, pois ele não é muito processado o que preserva mais seus nutrientes.

Enfim, tenha uma alimentação equilibrada, baseada em alimentos in natura, coma frutas e vegetais diariamente e evite alimentos ultraprocessados, se hidrate, pratique atividade física regularmente, durma bem.

Uma dica é o sal de ervas, ele confere sabor aos alimentos com uma menor quantidade de sal

Exemplo de sal de ervas:
Ingredientes:
  • 1 copo americano de alecrim
  • 1 copo americano de manjericão
  • 1 copo americano de orégano
  • 1 copo americano de sal comum
Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador e armazene em recipiente com tampa na geladeira. Pode ser utilizado para temperar carnes, caldos e hortaliças. As ervas utilizadas podem ser alteradas de acordo com a preferência.

Referências: 

Globo.com

Sociedade Brasileira de Diabetes 

BASTOS, A., CARVALHO, H., SILVA, C., ARAÚJO, L.. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA INORGÂNICA DO SAL DE COZINHA COM O SAL ROSA DO HIMALAIA PELO MÉTODO DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR DISPERSÃO DE ONDAS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3, jan. 2017.

http://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/c5a6654b48952a7d671297852401c6cd.pdf

Compartilhar é Cuidar!
Produtinhos

BUSCAR

CADASTRE-SE!

Destaques

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! 😀

Preencha esse campo
Preencha esse campo

COMER BEM,

Faz Bem!

Comer bem é uma das melhores coisas da vida e para todos os momentos, nós temos um sabor especial.