Saúde

Outubro Rosa e Alimentação Para Combater o Câncer de Mama

Em Outubro nós usamos rosa. Vamos chamar a atenção para uma das doenças que mais atinge as mulheres: o câncer de mama

Infelizmente, cerca de 40 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil todo ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para combater a doença, o melhor caminho é a prevenção e o auto-exame, além de conscientizar as pessoas próximas.

O movimento começou a partir de 1990, quando foi realizada a primeira corrida pela cura em Nova Iorque em que foram distribuídos laços cor-de-rosa aos participantes com o intuito de informar e combater a doença. Desde então o Outubro Rosa vem sendo uma campanha a respeito da conscientização e o perigo que é o câncer de mama e o câncer de colo de útero ao redor do mundo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é positivo.

Cuidados com a Alimentação e Saúde

Classificado pelo Instituto Nacional do Câncer, a alimentação vem agindo como a segunda maior causa de câncer, no qual pode sim ser corrigida.

Ao procurar cozinhar mais em casa e consequentemente aumentar o consumo de frutas e vegetais, e também evitar consumo de ultra processados, ajuda bastante na capacidade de evitar diversas doenças e o risco de câncer.

Segundo os estudos da Centro Nacional de Epidemiologia do Instituto de Saúde Carlos III, o consumo de peixes, vegetais, legumes, batatas, frutas, azeites, cereais, especiarias em sua alimentação podem reduzir o risco desenvolver câncer de mama em até 30%.

Também é indicado incluir alimentos que auxiliam na atividade antitumoral, tais como:⠀

  • Oleaginosas;⠀
  • Cúrcuma;
  • Chá verde;
  • Cacau;
  • Frutas cítricas.

Além do mais, deve-se evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, pois estimulam o desenvolvimento de tumores que reagem a hormônios– o que, na prática, significa 70% dos cânceres de mama. Sendo assim, evite-os.

Não é somente na alimentação em que você deve ficar de olho!

Sempre que possível, após o fim do período menstrual, é necessário fazer o autoexame. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta: o autoexame não substitui o exame médico, por isso vá regularmente ao ginecologista.

Exercícios físicos também são importantes.

Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) realizou um estudo, no qual indica que mulheres que praticam exercícios físicos previne o câncer de mama. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença.

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14171.shtml

http://www.outubrorosa.org.br/

Compartilhar é Cuidar!
Comentários
Produtinhos
Psyllium: Alimento Funcional
Você sabe a diferença entre os tipos de arroz?

BUSCAR

CADASTRE-SE!

Destaques

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! 😀

Fill out this field
Fill out this field
PRODUTO

Da Semana

COMER BEM,

Faz Bem!

Comer bem é uma das melhores coisas da vida e para todos os momentos, nós temos um sabor especial.

Menu