Alimentação

Qual Açúcar Escolher?

Quais são as diferenças e qual açúcar utilizar na alimentação? […]

Com tantas doenças relacionadas ao açúcar devemos reaprender a sentir o sabor natural dos alimentos. E eventualmente usar métodos mais saudáveis para adoçar os alimentos.

Dentre eles temos derivados de cana (mascavo escuro e o demerara) e o doce que a natureza nos oferece, como o das frutas e do mel.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo, proveniente da Cana (Saccharum officinarum), não passa pelo mesmo processo de refinamento e beneficiamento do branco, onde ocorre a adição de produtos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. O mascavo possui uma coloração escura e menor percentual de sacarose, preservando assim todos os seus nutrientes como vitaminas B1, B2 e C, e minerais como: cálcio, fósforo, magnésio e potássio, sendo um excelente substituto do branco, o qual não possui tais nutrientes.

Açúcar Demera

O açúcar demerara é 100% proveniente da cana (Saccharum officinarum), através de um processo especial que não utiliza aditivos químicos. Sua aparência é granulada, é levemente úmido e sua cor é mais escura e seus grãos são amarelados. O demerara é parecido com  o mascavo em termos de valor nutricional e coloração. Não sofre processo de refinamento e nem branqueamento e assim, praticamente todos os nutrientes são preservados, mantendo alto teor de cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.

Açúcar de Baunilha

O açúcar de baunilha é feito com o refinado, onde o mesmo é acrescentado em um recipiente fechado por vários dias, em conjunto com as favas de baunilha para que ele sugue toda a umidade da baunilha, e assim fique com delicioso sabor e aroma.

Açúcar de Coco

Originário da região Asiática, o açúcar de coco é produzido a partir da seiva das flores do coco. É um excelente substituto do açúcar de cana, pois não sofre os mesmos processos como: adulteração ou filtração, também é considerado mais nutritivo e saudável. Possui em sua composição elevada quantidade de Potássio, Magnésio, Zinco e Ferro, e é uma fonte natural de Vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Seu índice glicêmico é menor que os demais açúcares, como mostra claramente abaixo:

  • CRISTAL – índice glicêmico 68
  • REFINADO – índice glicêmico 92
  • MEL – índice glicêmico 83
  • MASCAVO – índice glicêmico 80
  • COCO – índice glicêmico 35

Isto significa que ele não eleva o pico de insulina abruptamente, ou seja, irá sendo liberado de forma linear na corrente sanguínea. Sendo indicado para pessoas portadoras de diabetes, ou que buscam uma alimentação mais saudável.

Açúcar Refinado (Branco)

É o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria – sendo que aditivos como clarificantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considerá-lo como um produto quimicamente ativo, sendo resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc., resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considera-lo como um produto químico e não um alimento.

Referências:

http://www.redalyc.org/html/331/33113580022/

http://www.scielo.br/pdf/cta/v27s1/a18v27s1.pdf

http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/46.pdf

Hospital Sírio-libanês. Os perigos do açúcar para o coração. 2015.

LUCIANE MARILIS DUPCHAK. O estudo do consumo de açúcar e sal para uma promoção de uma alimentação saudável. Curitiba 2014.

VERRUMA-BERNARDI, M. R. et al. Avaliação microbiológica, físico-química e sensorial de açúcares mascavos comercializados na cidade de São Carlos – SP. Braz. J. Food Technol., v. 10, n. 3, p. 205-211, 2007.

Compartilhar é Cuidar!
Produtinhos
Bolachinha de Ervas e Sementes
Maceração, Infusão ou Decocção

BUSCAR

CADASTRE-SE!

Destaques

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! 😀

Preencha esse campo
Preencha esse campo
PRODUTO

Da Semana

COMER BEM,

Faz Bem!

Comer bem é uma das melhores coisas da vida e para todos os momentos, nós temos um sabor especial.

Menu