Você conhece todos os tipos de arroz? Separamos alguns pra você aprender sobre seus benefícios!

O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo. Caracterizando-se como o principal alimento para mais da metade da população mundial. São diversos tipos de arroz e muitas variedades!

Sua importância é destacada principalmente em países em desenvolvimento, tais como o Brasil, desempenhando papel estratégico em níveis econômicos e sociais.

Arroz Agulhinha Branco

O arroz agulhinha (Oryza sativa L.) tipo 1 conhecido também como polido, é uma excelente fonte de energia, devido à alta concentração de amido, fornecendo também proteínas, vitaminas e minerais, e possui baixo teor de lipídios.

Ainda que seu valor nutricional seja inferior ao grão integral, faz uma ótima combinação com o feijão formando uma “proteína completa”.

Arroz Integral

Existem duas espécies mais comuns de arroz integral: a Oryza sativa, originária da Ásia e a Oryza glaberrima originária da África Ocidental. Para sua obtenção, apenas a casca é retirada do grão. O arroz integral é rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.

Como não passa pelo refinamento, os nutrientes concentrados em sua película e gérmen são preservados, o que garante mais benefícios à saúde do que o arroz branco. O arroz integral possui um índice glicêmico menor do que o arroz branco, o que significa que não causa uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue. Também possui uma quantidade mais elevada de fibras.

Arroz Arbóreo

O arroz arbóreo é originário da Itália, o seu nome foi criado na cidade de Arbório, na Planície do Pó, onde é cultivado. Quando cozido, os grãos tornam-se perfeitamente desenhados, firmes e cremosos.

Possui o mesmo valor nutricional que o arroz tradicional. O mesmo é uma excelente fonte de energia, rico em proteínas, fibras, vitaminas e possui baixo teor de lipídios.

Arroz Cateto Branco e Vermelho

Arroz cateto é proveniente da espécie (Oryza sativa). Os grãos são curtos, curvados e translúcidos, com maior quantidade de amido, que o tornam mais macios e cremosos se comparados ao tipo agulhinha (longo).

Contêm: carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, minerais. Retém maior número de nutrientes, a sua composição se destaca pelo alto teor de ferro e zinco. Ao consumi-lo diariamente você garante mais saciedade ao longo do dia e melhora na função intestinal.

Arroz Japonês

O arroz japonês proveniente da família (Oryza sativa L.) foi introduzido na cultura pelos coreanos na era Yayoi 300 a.C. Conhecido popularmente como nihon mai. Pertence a uma variedade que precisa ser plantada em charcos, ou seja, em locais com uma grande quantidade de água.

O arroz japonês possui sabor e aroma neutros, são perfeitos para empregar nas receitas tradicionais japonesas. Possui maior quantidade de amido ao redor do seu grão do que os demais tipos de arrozes.

Arroz Preto

O arroz preto desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) em 1994, da espécie (Oryza sativa L.), batizado com o nome IAC-600, é um grão curto e arredondado, com textura macia, sabor marcante e adocicado.

O arroz preto é rico em antioxidantes como a antocianina, pigmento responsável pela coloração do grão. Contém boas doses de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, minerais e fibras.

Em relação ao arroz integral convencional, possui um teor maior de proteínas, baixo teor de gordura, vitaminas, minerais e fibras. Garante um maior controle glicêmico nas refeições, benefícios em relação à redução e controle do colesterol e melhor funcionamento intestinal.

EM GERAL:

Pesquisadores relatam que o consumo de qualquer tipo de arroz tem efeitos benéficos à saúde. Como auxílio no controle da glicose sanguínea, redução dos lipídios séricos e da pressão arterial, entre outros, auxiliando na prevenção e no controle de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Produtinhos Relacionados!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Menu